Luis Fernando Nardi, fundador da Assertiva Food Service, explica quais são as vantagens e os pontos que devem ser levado em consideração ao formatar uma empresa em uma rede
Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF),em 2022, o faturamento das redes do país superou pela primeira vez os R$ 222 bilhões, obtendo um crescimento de 14% em relação a 2021. Entre os setores que mais cresceram, o de Alimentação - Food Service ocupa o segundo lugar, somente sendo superado por Hotelaria e Turismo. O segmento obteve um crescimento de 21,5%, faturando mais de R$ 39 bilhões.
“ O franchising permite o fortalecimento da marca, aumento do poder de compra com parceiros relevantes, um crescimento exponencial e consequentemente maior faturamento e resultados. Porém, isto tudo só vai ser realizado caso o processo para franquear o seu negócio gastronômico seja feito de uma maneira transparente, responsável e profissional. É necessário cuidados, desde os mínimos detalhes para que a sua rede se torne uma franquia de sucesso”, comenta Luis Fernando Nardi, especialista em negócios gastronômicos e fundador da Assertiva Food Service, empresa que realiza a formatação de outros negócios no franchising e especializada no setor de Alimentação.
Segundo Nardi, muitos pontos devem ser levados em consideração antes de franquear um negócio de alimentação.
Confira algumas dicas do especialista:
Identificar se operação é replicável
Primeiro, é necessário identificar se a operação está otimizada e é replicável para que um time que nunca operou possa operar com facilidade, tanto por meio de manuais operacionais eficientes quanto treinamentos. Somente layout não basta. A operação é o coração da marca e também o que faz o produto ter qualidade. É necessário que ela seja validada, e o que definirá esta validação em si é a otimização e a replicação da mesma.
Criar um plano de negócios com valores e projeções reais
Antes de iniciar a formatação de franquias, é importante o empreendedor compreender se a franquia realmente terá sucesso. Não é porque o empreendedor teve sucesso que o franqueado também terá. As receitas e despesas do franqueado são diferentes das dele. Por isso, é necessário que este empreendedor crie um plano de negócios e também uma DRE, com valores reais para que possa compreender os custos de um franqueado, desde o valor dos fretes até os custos que o franqueado irá receber de um fornecedor homologado. O empreendedor não paga taxa de royalties e taxa de publicidade. Já o franqueado sim. É importante que o empreendedor realize este estudo e a análise desses dados para compreender se o franqueado terá um negócio rentável ou não.
Oferecer suporte ao franqueado
O empreendedor deve ver o seu negócio como um todo e estar profundamente ligado a sua rotina, para assim saber qual o perfil ideal do franqueado. O franqueado deverá ter suporte do franqueador para a implantação e operação da sua unidade. É muito comum o empreendedor que inicia no franchising centralizar todo o serviço em si mesmo. Ele começa a montar uma equipe após validar todos os pontos de suporte ao franqueado. Mas, para isto, é necessário o empreendedor refletir se ele tem esta competência, disponibilidade e principalmente se está disposto a prestar este tipo de suporte. Ele pode encontrar uma equipe qualificada para o suporte, mas é necessário que esta equipe esteja capacitada para oferecer suporte ao seu negócio em específico. Este é um grande desafio, pois nem sempre o empreendedor pensa nas particularidades do seu negócio ao franquear a sua empresa
Estratégias de marketing
Um ponto muito comum entre empreendedores que tem a sua franquia com destaque na sua cidade, é que eles acreditam que a marca será sucesso em qualquer outra cidade. Isto não é uma realidade. Por isso, para que o franqueado fique conhecido em uma cidade que a sua marca é desconhecida, é necessário a criação de promoções, campanhas sazonais e outros lançamentos.
Ações em datas comemorativas, como Black Friday, Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, entre outras, são ideais para alcançar este objetivo.
Devemos lembrar que a franquia é transferência de know how. Quando um candidato se torna franqueado, ele paga uma taxa justamente para que a franqueadora possa transferir esta experiência. Este é o dever da franqueadora, que vai desde o conhecimento em marketing até o treinamento, suporte e os manuais.
Desenvolver uma COF com informações reais
Ao contratar um advogado ou uma empresa para desenvolver o material jurídico, é importante ter uma atenção maior na elaboração da COF (Circular de Oferta de Franquia). Este material tem que ser específico e adequado às necessidades do franqueado. Uma das maiores causas de contestação judicial nos contratos de franquias se dá pela alegação de falhas na COF. Ele é classificado como um documento jurídico de transparência e deve ser muito bem formulado ao ser elaborado. O franqueado tem que ter total ciência daquilo que está investindo e quais são os seus direitos e deveres.
Definir se a franqueadora produzirá algum item para entregar para seus franqueados
Este ponto é primordial para negócios no food service. Antes de iniciar a formatação, é preciso estar claro se a franqueadora irá produzir algum item para ser entregue ao franqueado. A franqueadora oferecerá receita com venda de insumos aos franqueados? Caso sim, como este item será entregue? Esta logística e o armazenamento devem ser muito bem desenhados. Muitas vezes, toda esta logística terá que passar por uma reformulação com uma nova receita, preparando por meio de aditivos um novo formato para atender a especificação da logística e validade.