Principais causas de entupimentos, infiltrações e vazamentos em edifícios durante o inverno

Allianz Assistance indica os problemas mais recorrentes e dá dicas para manutenção dos prédios



Entre os meses de julho e agosto, os atendimentos para limpeza de calhas, tubulações e ralos de água pluvial se tornam mais frequentes em condomínios e edifícios. A afirmação vem da Allianz Assistance, marca especializada em assistência 24h da Allianz Partners. De acordo com a empresa, atendimentos como este crescem durante este período, justamente pela maior incidência de ventos e episódios de chuvas.

Segundo os especialistas da empresa, muitas vezes a necessidade de manutenção só é percebida em situações extremas, em que já houve a danificação das estruturas. Por isso, a Allianz Assistance traz na lista abaixo algumas dicas para evitar possíveis incidentes com calhas, infiltrações e vazamentos.

Calhas
As calhas ficam na parte superior dos edifícios. Ventos e chuvas recorrentes nessa estação geralmente provocam a queda intensa de galhos e folhas de árvores. Da mesma forma, ninhos de pássaros também caem e ficam presos na tubulação da prumada dos prédios, além do lodo que se cria no local. Neste caso, o ideal é manter a manutenção preventiva em dia para que as tubulações estejam sempre livres para a passagem das instalações hidráulicas e elétricas. Caso o entupimento seja recorrente, o ideal é instalar redes de proteção para evitar a obstrução dos canos.

Fachadas
Chuvas frequentes também podem se tornar uma ameaça à estrutura dos prédios. Isso porque podem provocar infiltrações nas fachadas. A orientação é manter a manutenção periódica, pois caso a infiltração não seja resolvida a tempo, o problema pode danificar a parte interna dos conjuntos, assim como a parte estrutural do edifício.

Outros cuidados
Ainda segundo os especialistas da Allianz Assistance, outros cuidados que precisam ser observados são as instalações das tubulações de dreno de ar-condicionado. Muitas vezes, um dreno que não recebe a pressão necessária não cria aderência entre as tubulações e as conexões, o que pode gerar vazamentos entre os apartamentos.

Outro problema comum é a falta de impermeabilização e rejuntamento nos sanitários. Isso acaba ocasionando infiltrações e danos no apartamento vizinho, rompimento de rabichos de pias e vasos sanitários. A melhor forma de evitar esses incidentes é uma boa instalação acompanhada da manutenção preventiva, além da impermeabilização para evitar danos maiores.

 Sobre a Allianz Assistance
A Allianz Assistance fornece soluções globais de assistência para automóveis, viagens, saúde e residência; facilitando a vida de nossos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, tanto em emergências quanto no dia a dia. Graças à nossa rede de prestadores de serviços, incluindo mais de 900.000 parceiros médicos globais, podemos antecipar as necessidades de nossos clientes, garantindo que eles sempre sejam cuidados. Fornecemos soluções de tecnologia para tornar a vida das pessoas mais simples e segura, onde quer que elas estejam. A Allianz Assistance é a marca especialista em assistência, seguros e serviços da Allianz Partners.

Para mais informações: https://www.allianz-partners.com/pt_BR/produtos-e-solucoes/assistencia.html

 
Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB