Executivo da Valid fala sobre futuro do certificado digital em live da AARB






 


No último dia 30, Márcio Nunes, o Diretor de Tecnologia da Valid, foi o convidado da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB para participar da transmissão ao vivo sobre Certificado Digital.


 


Tema extremamente relevante nos dias atuais que vai ao encontro da missão da AARB que é difundir a certificação digital ICP-Brasil para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social e a sustentabilidade no País.


 


Durante a live sobre certificação digital padrão ICP-Brasil com o mediador Edmar Araújo, Presidente Executivo da AARB, Nunes explanou sobre sua experiência desde o surgimento do certificado digital, visão sobre mercado, business e tendências da certificação digital.


 


Nunes destacou que a certificação é vitoriosa. Há desafios de crescimento, renda, ocupação, entre outros, ou seja, ainda há muito a ser feito e precisamos correr atrás de como colocar a certificação digital à disposição.


 


“O certificado não deve ser visto como uma etapa de um processo, mas sim o caminho a vez mais transparente porque no final não se adquire um certificado só para tê-lo, se compra o benefício da usabilidade, a garantia de segurança e validade jurídica e tudo isso tem que estar ligado às transações, negócios ou para o fim que seja necessário como, por exemplo, na compra de um imóvel”.


 


Para o executivo é necessário saber como escalar, crescer e estar cada vez mais onboarding nos processos de identificação nos serviços digitais para que o certificado digital seja usado como uma ferramenta de transformação, como realmente é. “As pessoas ainda não enxergam as aplicabilidades do certificado, pode se dizer que além de ser uma questão cultural, existe a falta de percepção do valor da ferramenta, por isso é tão importante uma conscientização massificada. Acredito que dessa forma será possível trocar preço por valor”.


 


Como business, Nunes ressalta que há uma grande oportunidade de negócios com a massificação, mas ressalta que é preciso lidar com outro aspecto: ‘as tecnologias envelhecem rapidamente’. É fato que precisamos pensar em avanços como, por exemplo, algoritmos pós-quânticos, evolução de padrões, melhorias e suporte para manter a oferta de certificados.


 


Para finalizar, Nunes avalia que o grande desafio é entender que o certificado digital é apenas uma etapa dentro de qualquer processo de transformação digital e, neste aspecto, há a vantagem competitiva e a característica de uma infraestrutura operacional e técnica suficientes para aumentar a confiança transacional.


 Sobre a Valid 


 


A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza. 


 


Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano!  


 


Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro.   


 


No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. 


 


Estamos organizados em 4 verticais de negócios:  


Valid ID – Identificação  


Valid Cities – Cidades Inteligentes  


Valid Link – Conectividade  


Valid Pay – Meios de pagamento  


 


O que queremos é transformar o hoje e o amanhã. 


Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid.  


Valid – Trust Powerhouse  


Para saber mais, acesse www.valid.com