De olho no crescimento sustentável, Ibema cria diretoria de Supply Chain

Nova estrutura foca em processos e na experiência de compra do cliente



Já imaginou quantos processos fazem parte da produção industrial, desde a compra de matéria-prima até a entrega ao cliente e pós-venda? Tendo em vista um crescimento estruturado, a Ibema investiu em plataformas de compras, o melhor ERP do mercado (SAP S/4 HANA em nuvem privativa), uma nova ferramenta de gestão da programação industrial que mede as curvas de produção em tempo real e na integração total dessas ferramentas.

Para colocar em prática essa transformação, a companhia agora conta com uma diretoria de Supply Chain, liderada por Irlene Demeneck, que se reporta diretamente ao CEO Nilton Saraiva. À frente da gestão de cadeia de suprimentos, a nova diretora comanda desde a captação de matérias-primas até a entrega ao cliente final, otimizando métodos e operações que compõem o fluxo de materiais e informações ponta a ponta.

O objetivo é aumentar a competitividade frente aos desafios do cenário econômico e geopolítico atuais. “Já sabemos que a otimização dos elos da cadeia é um modelo vencedor para reduzir custos, mas precisamos ir além, buscando continuamente soluções sustentáveis econômica, ambiental e socialmente responsáveis”, defende Irlene.

Economista de formação, com MBA em Comunicação e Marketing e em Gerenciamento de Projetos (FGV) e há 5 anos na Ibema, Irlene acumula experiência de 20 anos em diversas áreas de negócio no mercado B2C, o que lhe confere uma visão sistêmica e estratégica importante nesse desafio. “Meu desafio pessoal é fazer a diferença para uma empresa que admiro e respeito, incorporando práticas cada vez mais sustentáveis e manter em pauta discussões atuais e importantes para o futuro de nosso planeta”, conta a diretora, que se identifica com os valores da Ibema: pensar além da caixa, embalar o futuro e fazer com tato.

Entre as estratégias da nova diretoria de Supply Chain para lidar com esses desafios estão encontrar oportunidades de sinergia e fluidez no fluxo de materiais. “Quando todos os processos estão orquestrados, os resultados são os melhores. É preciso integrar desde o desenvolvimento até a entrega do produto, gerenciando os riscos e instabilidades de um mundo conectado e em constante mudança”, explica.



Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB