![]() |
| Divulgação |
Iniciativa reforça a importância do jornalismo e da produção de conteúdo para o fomento do cooperativismo de crédito para a sociedade
O
Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e
mais de 9,5 milhões de associados, anuncia a abertura das inscrições para a
primeira edição do Prêmio Sicredi Comunicação em Rede, que irá
reconhecer e premiar jornalistas e criadores de conteúdo que publicaram
materiais sobre o cooperativismo de crédito no país. O lançamento acontece
durante o 10º Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião do
Sicredi, em Porto Alegre (RS).
O
lançamento do Prêmio faz parte do movimento da marca em alusão ao Ano
Internacional das Cooperativas (2025), instituído pela Organização das Nações
Unidas (ONU). As matérias inscritas deverão retratar a temática do
cooperativismo de crédito no Brasil.
A
iniciativa reforça o compromisso da Instituição com o fortalecimento do
jornalismo brasileiro e com a criação de conteúdos qualificados e genuínos, que
valorizem o impacto do cooperativismo de crédito na transformação de realidades
por meio da inclusão financeira, e o desenvolvimento social e local e da
cooperação entre pessoas.
Com
premiação total de R$220 mil, o concurso está dividido em duas categorias
principais: Jornalistas Profissionais (com subcategorias em texto, áudio e
audiovisual, nos âmbitos nacional, regional e local) e Comunicadores em Rede
(criadores de conteúdo digital com projetos multimídia). No total serão 11
prêmios de R$ 20 mil.
“O
Prêmio Sicredi Comunicação em Rede simboliza nossa crença no papel
transformador do cooperativismo por meio da comunicação e no potencial do
jornalismo em amplificar o conhecimento da sociedade sobre cooperativismo de
crédito. Nossa intenção é incentivar profissionais e criadores de conteúdo a
contar histórias que inspiram, conscientizem e fortaleçam nossa identidade
cooperativa”, afirma João Clark, superintendente de Marketing e Growth do
Sicredi.
Podem
se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede:
Jornalistas
profissionais: autores de matérias publicadas em veículos da imprensa
brasileira, em língua portuguesa, entre 07 de outubro de 2025 a 30 de junho de
2026. Serão aceitos conteúdos nos formatos texto, áudio e audiovisual,
veiculados em meios impressos, digitais, rádio ou televisão.
Comunicadores
em rede (criadores de conteúdo digital): autores de conteúdos originais sobre
cooperativismo de crédito, publicados em blogs, mídias sociais, podcasts,
serviços de streaming ou outras plataformas digitais, desde que em língua
portuguesa, com link público. Como requisito, o participante deve possuir um mínimo
de 5.000 seguidores em pelo menos um único perfil de rede social.
Todos
os participantes devem ser pessoas físicas, maiores de 18 anos, domiciliados no
Brasil, com cadastro regular no CPF. Os materiais inscritos serão avaliados a
partir de critérios como: técnico (qualidade da produção, apuração
jornalística, inovação); impacto (relevância social, alcance, influência) e criatividade
(originalidade, engajamento).
Como se inscrever
As
inscrições devem ser feitas até 30 de junho de 2026, exclusivamente pelo site www.sicredi.com.br/premio-comunicacao-em-rede
Sobre o Sicredi
O
Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento
de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um
modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de
associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil
agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e
no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras
e não financeiras.
Site
do Sicredi: Clique aqui



