Hospital Municipal da Brasilândia chega à marca de 3.000 cirurgias ortopédicas eletivas

 O feito reforça a atuação do ambulatório, inaugurado em 2024, que segue ampliando o acesso da população de todas as regiões da capital

Profissionais das equipes médica, de enfermagem e administrativa do HMB durante ação no centro cirúrgico, em celebração à marca de 3 mil cirurgias ortopédicas eletivas realizadas pela unidade.

O processo conta com a participação de equipes administrativas, de enfermagem e médicas. (Foto: Maria Eduarda Oliveira/IMED).


O Hospital Municipal daBrasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo e administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) – alcançou a marca de 3.000 cirurgias ortopédicas eletivas desde a inauguração do serviço, em janeiro de 2024. Nesse período, o ambulatório já realizou mais de 25 mil agendamentos e cerca de 10 mil atendimentos, recebendo pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio do Sistema de Gestão da Atenção à Saúde (SIGA).

O centro cirúrgico da unidade conta com cinco salas, que também recebem procedimentos de urgência e emergência. No caso das eletivas, as cirurgias realizadas são de ombro, cotovelo, pé e tornozelo.

“Quando começamos, havia pacientes que aguardavam até cinco anos por uma cirurgia e chegavam até desacreditados de que seriam chamados. Hoje, conseguimos zerar as filas na região da Brasilândia, o que possibilitou ampliar o mutirão para outras localidades, contemplando cirurgias de ombro, cotovelo, pé e tornozelo. Todos os pacientes são regulados pela Secretaria e saem daqui com o procedimento realizado, inclusive em casos de alta complexidade, como prótese de ombro”, afirma Getro Pádua, diretor-geral do HMB.

Paciente número 3 mil: o alívio

O senhor Valdívio Dias Silva, de 66 anos, foi o paciente de número 3.000 a passar por um procedimento ortopédico eletivo no HMB. Ex-trabalhador de gráfica, ele desenvolveu desgaste nos ombros após anos de atividades repetitivas.

“Eu já estava há mais de três anos aguardando na fila. As dores eram horríveis, não conseguia dormir direito nem permanecer muito tempo na mesma posição”, relatou.

Encaminhado ao HMB, Valdívio elogiou o atendimento recebido. “Depois que cheguei aqui, tudo andou mais rápido. Fiz os exames, fui internado e logo marcaram a cirurgia. O atendimento é excelente, os médicos e a equipe são muito bons. Espero agora poder viver sem dor”, contou aliviado.

O ambulatório

O acesso ao ambulatório de ortopedia do HMB é realizado após avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) e encaminhamento pelo sistema SIGA Saúde. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnico de gesso. A estrutura dispõe de cinco consultórios, além de sala de curativos e sala de eletrocardiograma.

Na unidade, além das cirurgias ortopédicas eletivas, foram implantadas outras iniciativas que beneficiam de forma contínua a comunidade, como o Projeto Endoscopia, responsável por realizar mais de 20 mil exames em apenas um ano.

“Nosso desafio é oferecer um atendimento à altura da estrutura física do hospital, unindo tecnologia de ponta a profissionais de alta performance. Mais do que técnica, buscamos sempre a humanização no cuidado com os pacientes e suas famílias”, destaca o diretor-geral do HMB.

Postagem Anterior Próxima Postagem