Fundação Nelly Jorge Colnaghi recebe a medalha “Maria Chica” em Penápolis (SP)

Honraria reconhece trabalho da instituição para desenvolvimento do município


Medalha Maria Chica à Fundação Nelly Jorge Colnaghi, em Penápolis (SP). José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil e Francisco Carlos Jorge Colnaghi,  vice-presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil estiveram presente.

 

A Fundação Nelly Jorge Colnaghi, criada há 25 anos no município de Penápolis (SP) pela família Colnaghi, recebe no dia 17 de outubro, às 20 horas, a Medalha Maria Chica, honraria da Câmara Municipal de Penápolis (SP) concedida a pessoas e entidades que se destacam em suas áreas de atuação, promovendo o desenvolvimento econômico e social do município.  A cerimônia terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 14/TV a cabo), Facebook, Youtube e página www.camaradepenapolis.sp.gov.br

Estarão presentes à cerimônia, Francisco Carlos Jorge Colnaghi e José Roberto Colnaghi, filhos de Dona Nelly, a matriarca que deu nome à Fundação.  A família também será representada pelas esposas dos empresários, Rita Colnaghi e Tania Colnaghi, além dos filhos Ana Paula e Francisco Neto (filhos de Francisco), e Fernanda e Flávia (filhas de José Roberto).  

“Receber a Medalha Maria Chica é uma honra para nós. Assim como Maria Chica deixou um legado importante para a história de Penápolis, nossa Fundação busca há décadas transformar vidas por meio da educação e do cuidado com as crianças”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil, holding à qual pertence a Fundação. “Essa homenagem simboliza a continuidade do compromisso com o desenvolvimento social e cultural da nossa cidade, mantendo vivo o espírito de dedicação e pioneirismo que tanto Maria Chica, quanto Nelly Jorge Colnaghi representaram”, complementa Francisco Carlos Jorge Colnaghi,  vice-presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil.

 

Quem foi Maria Chica?

Maria Francisca do Carmo, conhecida como “Maria Chica”, foi uma das primeiras mulheres desbravadoras da região de Penápolis, na segunda metade do século XIX. Ao lado de seus irmãos, Alexandre, Joaquim e Manoel, tornou-se proprietária das terras que viriam a formar a Fazenda Boa Vista do Lageado.

Na fazenda, a família instalou um armazém de secos e molhados, oferecendo produtos essenciais para a época. Seu irmão Alexandre fixou residência em frente ao local onde, anos mais tarde, seria construída a antiga Estação da Estrada de Ferro.

Maria Chica casou-se com Alexandre Ferreira de Souza, com quem teve 12 filhos, e em 1872, ficou viúva. Com notável espírito empreendedor, assumiu sozinha a administração da vasta propriedade deixada pelo marido.

Pioneira e guerreira, Maria Chica faleceu em 1901, aos cerca de 60 anos. Até hoje a área que abrigava sua antiga fazenda em Penápolis é conhecida como “Terras de Maria Chica”, uma homenagem à sua força e legado.

Em junho deste ano, a Câmara Municipal de Penápolis aprovou, por unanimidade, o projeto que cria o “Dia de Maria Chica” para resgatar e valorizar a memória histórica da empreendedora pioneira, destacando o papel da mulher na formação social e cultural de Penápolis.

 

A Fundação Nelly Jorge Colnaghi

 

Medalha Maria Chica à Fundação Nelly Jorge Colnaghi, em Penápolis (SP). José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil e Francisco Carlos Jorge Colnaghi,  vice-presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil estiveram presente.

Há 25 anos, os irmãos Francisco Jorge Carlos Colnaghi e José Roberto Colnaghi transformaram em realidade o sonho de sua mãe, a professora Nelly Jorge Colnaghi, ao fundarem uma instituição voltada para a educação e o cuidado na primeira infância.

Sob a direção da diretora-presidente Maura Fatori desde 2011, a Fundação já atendeu cerca de mil crianças em um ambiente pedagógico fundamentado em valores como educação, saúde, respeito ao próximo e valorização da família, com foco na importância dos cuidados nos primeiros anos de vida, tendo como missão principal: “Trabalhar para Educar e Cuidar das Pessoas.”

Ao longo de sua trajetória, a instituição já recebeu diversos reconhecimentos pelo trabalho realizado com a primeira infância, entre eles o Prêmio OMO (2009) – Aqui se Brinca. Se sujar faz bem; Prêmio CIEE (2018), Prêmio Projeto Se Liga – TV TEM (afiliada da Rede Globo) – 2018 – Sustentabilidade; e Prêmio CIEE (2019).

Atualmente, são atendidas 256 crianças, com idades entre quatro meses e cinco anos e onze meses, incluindo moradores de comunidades carentes e filhos de colaboradores das empresas da holding Colpar Brasil. As crianças permanecem na instituição por 10 horas diárias, assistidas por uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogas, psicólogas, nutricionista, dentista, merendeiras, auxiliares de limpeza, seguranças, equipe administrativa e estagiárias.

 

Medalha Maria Chica à Fundação Nelly Jorge Colnaghi, em Penápolis (SP). José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil e Francisco Carlos Jorge Colnaghi,  vice-presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil estiveram presente.

Desde sua inauguração, a instituição passou por diversas ampliações e, hoje, ocupa um terreno de 4.705,82 m², sendo 1.678 m² de área construída, cumprindo todas as exigências legais de acessibilidade.

A estrutura física contempla, na área externa, parquinho com tanque de areia, espaço para horta e árvores frutíferas, casa de bonecas, solário e sala de coordenação pedagógica. A área interna conta com 3 salas de aula, salas específicas para leitura, inglês, artes, balé, judô e brinquedoteca, local para atendimento psicológico, 12 banheiros infantis e 5 para adultos, lactário, lavanderia, cozinha, 4 refeitórios e escritório administrativo.

 


Postagem Anterior Próxima Postagem