Policlínica Estadual de Posse realiza palestra educativa sobre Hepatites Virais


Iniciativa reforça a importância da testagem, vacinação e prevenção das hepatites A, B, C, D e E

 

Palestra educativa sobre hepatites virais na Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, Goiás, destacando a importância da testagem e vacinação.

No caso da hepatite C, os medicamentos antivirais atualmente disponíveis alcançam taxas de cura superiores a 95%. (Foto: IMED)


Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, unidade do governo de Goiás, promoveu, no dia 10 de julho, uma palestra informativa sobre hepatites virais. A atividade teve como objetivo conscientizar pacientes, colaboradores e profissionais da unidade sobre as formas de transmissão, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites A, B, C, D e E.

Durante o encontro, o infectologista, Wanderson Sant’Ana, destacou que as hepatites virais são infecções silenciosas, que afetam o fígado e podem evoluir de forma grave quando não identificadas a tempo. Foram abordadas as principais formas de prevenção, como a adoção de práticas sexuais seguras, cuidados com higiene, não compartilhamento de objetos perfurocortantes e a importância da vacinação, especialmente contra as hepatites A e B, cujas vacinas são ofertadas gratuitamente pelo SUS.

Testagem e diagnóstico precoce

A testagem e o diagnóstico precoce das hepatites virais são essenciais para interromper a cadeia de transmissão, evitar a progressão para formas graves da doença e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhão de brasileiros convivem com hepatite B ou C sem saber, o que reforça a importância de campanhas de rastreamento e testagem ativa, especialmente entre populações mais vulneráveis.

Durante a palestra, o infectologista Dr. Wanderson Sant’Ana destacou a testagem como ferramenta fundamental no controle das hepatites. “Muitas pessoas convivem com o vírus sem saber, por isso o teste rápido é uma forma eficaz de diagnóstico precoce e deve ser realizado regularmente, principalmente por grupos de risco. O SUS oferece esse serviço gratuitamente, e o tratamento também está disponível na rede pública”, explicou.

O teste rápido, seguro e sigiloso, pode ser feito gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), contribuindo de forma decisiva para o enfrentamento dessas doenças silenciosas. A ação educativa reforça o compromisso da Policlínica Estadual de Posse com a promoção da saúde, por meio da disseminação de informações confiáveis e da valorização de práticas preventivas no cotidiano da população.

Postagem Anterior Próxima Postagem