Ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da unidade e beneficiou instituições da região
![]() |
Colaboradores de diferentes áreas do HMB contribuíram para a realização e organização do evento (Foto: Maria Eduarda Oliveira/ IMED) |
O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – AdibJatene, unidade da Prefeitura de São Paulo, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou, durante os meses de junho e julho, a Campanha do Agasalho de 2025, para arrecadar roupas de frio para ajudar as pessoas que sofrem com as baixas temperaturas nesta época do ano. Para isso, postos de coleta foram organizados e mais de 1.200 trabalhadores se engajaram na missão de contribuir para atender à necessidade do próximo. Ao todo, mais de 1.500 peças foram recebidas e doadas para instituições locais.
“A ação foi organizada com muito carinho e dedicação por todos os envolvidos aqui na unidade. É gratificante ver nosso hospital unindo forças para transformar vidas e contribuir também com o bem-estar social”, destaca Getro Padua, diretor do HMB.
Para Emília Santos, encarregada da rouparia, a campanha tem grande significado, pois representa a oportunidade de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente diante do frio intenso, que pode ser fatal. “Contribuir com esta ação enche meu coração de satisfação e reforça meu compromisso de buscar ser uma pessoa melhor a cada dia”, destaca.
A campanha
Com a participação exclusiva dos colaboradores do hospital, as arrecadações passaram por triagem e foram separadas em categorias. Além de agasalhos, também foram doados sapatos, cachecóis e roupas infantis. Os itens arrecadados foram divididos entre os projetos Periferia Sem Fronteiras e Ação Comunitária Todos Irmãos.
“Essa campanha foi de grande importância para a gente. Terá, certamente, um grande impacto nas nossas ações nesta época do ano. Agradecemos a todos do HMB”, disse Andreza Regina da Costa, assistente social da Organização Não Governamental (ONG) Periferia Sem Fronteiras.
Para Hilda Carolina dos Santos, diretora da Ação Comunitária Todos Irmãos, campanhas como essas são muito importantes porque mostram o envolvimento da instituição com a população da região. “A gente sabe que organizar essas ações não é fácil, requer dedicação e amor. Por isso, fico muito grata ao hospital e à direção que tornaram isso possível”, declarou.
![]() |
Empatia, união e solidariedade marcaram a entrega das doações da Campanha do Agasalho 2025 no HMB (Foto: Maria Eduarda Oliveira/IMED). |
Responsabilidade social
O hospital promove, periodicamente, ações que envolvem a população e buscam o engajamento em causas importantes para a comunidade. Em 2024, a unidade foi um dos pontos da Virada Sustentável, oferecendo atividades culturais e de conscientização. Além disso, a instituição recebeu menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente e o Selo de Igualdade Racial.
“Ao assumir esse papel social, conseguimos engajar os colaboradores, criar vínculos de confiança com a sociedade e contribuir para a construção de um futuro mais justo e equilibrado. Isso demonstra sensibilidade às questões sociais e ambientais, integrando valores humanos à nossa atuação”, ressalta Patrícia Milan, psicóloga do HMB e integrante do Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO).