O mercado de franquias brasileiro segue em forte ascensão, registrando em 2024 um crescimento nominal de 13,5% e movimentando R$273 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse avanço reforça o potencial do modelo não só nas grandes capitais, mas também em cidades de médio e pequeno porte.
É justamente por essa variedade de possibilidades que empreendedores têm buscado alternativas como franquias e licenciamentos para ingressar no universo do próprio negócio.
As franquias oferecem ao empreendedor a chance de abrir uma unidade replicando o modelo de negócio consolidado de uma marca, com todo o suporte, treinamentos e padronização.
Já o licenciamento é uma alternativa onde o empresário pode utilizar uma marca ou produto, mas com mais liberdade quanto à operação, sem o mesmo nível de acompanhamento do franqueador.
Ambas as opções se mostram portas de entrada viáveis tanto para quem deseja começar em cidades menores quanto para quem mira mercados urbanos mais consolidados.
Quer descobrir quais são as melhores opções de franquias e licenciamentos para investir em cidades pequenas, médias ou grandes? Confira a lista que apresentamos a seguir!
Vintimtim
Com taças individuais de poliestireno reciclável e selo de alumínio, a Vintimtim é uma rede de licenciamentos que reinventou o consumo de vinho, oferecendo seis variedades (tinto, branco e rosê) em doses únicas. Mais que conveniência, a marca promove acesso sem comprometer qualidade. Além disso, oferece o modelo de licenciamento para investidores, semelhante ao sistema de franquias. O investimento é acessível e não requer experiência prévia para quem quer começar a empreender. Além disso, não necessita investimento em ponto fixo e o modelo que pode ser itinerante.
Site da empresa: http://www.vintimtim.com/
Alfabetizei
Criada em 2020, a Alfabetizei é uma rede de franquias de alfabetização. Com o uso de cores e metodologia própria, a empresa atua com a alfabetização de crianças com algum tipo de dificuldade, seja pedagógica ou relacionada à saúde. A ideia é transformar o processo de aprendizado em algo simples e lúdico. Já são mais de 650 atendimentos prestados. O papel do franqueado é atender, aplicar a metodologia e atuar com a prospecção de novos clientes (caso seja da área de educação ou saúde).
Site da empresa: www.alfabetizeifranquias.com.br
Maria Gasolina Express
A Maria Gasolina Express é uma rede de franquias de minimercados autônomos gourmet com mais de 150 franqueados espalhados por todo o Brasil. A rede se destaca pelo oferecimento de um mix variado de produtos e pelos espaços das lojas, com lay-out agradável e área de convivência com internet, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam preparar e comer as suas refeições no local. O papel do franqueado é administrar o ponto comercial - o que pode ser feito em qualquer horário.
Site da empresa: https://mariagasolinaexpress.com.br/
Mr. Mart
A Mr. Mart é uma rede de minimercados autônomos que faz parte de um grupo com mais de 19 anos de experiência neste segmento. As unidades operam sem funcionários e oferecem um mix de produtos que podem variar de acordo com a região de atuação de cada investidor. Além disso, toda a estrutura de pagamentos e operação é feita com tecnologia de última geração e já conta com o apoio da Inteligência Artificial. As lojas podem ser abertas dentro de condomínios, empresas e outros pontos comerciais.
Site da empresa: http://www.mrmart.com.br/
Ampère Academia de Eletroestimulação
A Ampère é uma rede de academias especializada em eletroestimulação muscular, que oferece uma alternativa moderna e eficaz para quem busca emagrecimento, tonificação e condicionamento físico. Com tecnologia europeia de última geração, seus equipamentos são compatíveis via Bluetooth, garantindo uma experiência segura, sem cabos e totalmente homologada pela Anvisa e outros órgãos reguladores.
Site da empresa: http://www.amperefit.com.br
Booleria
A Booleria é uma empresa que oferece um modelo de negócios inovador de mini bolos self-service, permitindo que os convidados personalizem suas sobremesas. Operando por meio de um sistema de licenciamentos, a Booleria possibilita que empreendedores repliquem seu modelo em festas e eventos corporativos, destacando-se pela flexibilidade e ausência de necessidade de estoque ou ponto comercial fixo. Os licenciados investem em um carrinho especial para a produção dos bolos, com suporte completo desde a abertura até a gestão diária.
Site da empresa: https://booleria.com.br/