Parceria entre Hetrin e Hemogo beneficiará mais de 280 pessoas

A última ação realizada na unidade do governo de Goiás resultou na coleta de 71 bolsas de sangue e três cadastros de medula óssea

Hemocentro de Goiás coleta 71 bolsas de sangue e três cadastros de medula óssea em parceria com o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)
Ação de doação de sangue já é parceria de sucesso entre Hetrin e Hemogo. (Foto: Débora Alves/IMED)


A parceria firmada entre o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) tem contribuído significativamente para o aumento do estoque de sangue no estado. Na última ação, realizada em setembro no Hetrin, foram coletadas 71 bolsas de sangue, além do registro de três novos doadores de medula óssea.

Doar sangue é rápido e tranquilo, como relata Rayanne Mota, que fez sua primeira doação na unidade móvel do Hemogo no Hetrin. “Foi muito especial, era algo que eu já queria há algum tempo e vi nessa ação a oportunidade. É um gesto simples, mas que pode salvar vidas. A experiência foi muito tranquila, com um ótimo atendimento e um lanche reforçado. Foi muito gratificante saber que com um gesto tão simples eu pude salvar vidas”.

A doação é um ato voluntário de amor e solidariedade, pois uma única bolsa de sangue de 450 ml pode ajudar até quatro pessoas. “Agradecemos imensamente a todos que contribuíram para o sucesso desta campanha. Essas bolsas serão destinadas a 284 vidas que dependem desse gesto tão nobre de amor ao próximo”, afirmou Jennifer Fernandes, integrante do Comitê Transfusional do Hetrin.

 

Doação de sangue em Goiás


Atualmente, o Hemogo abastece 223 unidades de saúde em Goiás. Por meio das doações voluntárias, é responsável por 90% das bolsas de sangue utilizadas nos hospitais públicos estaduais, uma vez que a capacidade de coleta dessas unidades não é suficiente para atender à demanda.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em 2023, o Hemocentro, unidade de referência no estado, recebeu cerca de 130 doadores por dia. Embora pareça um número expressivo, ele não é suficiente para manter o estoque de sangue necessário para suprir todos os hospitais públicos. Para atender à demanda, seriam necessárias, pelo menos, 180 doações diárias.

O Hemocentro está sempre em busca de novos doadores. A doação pode ser agendada on-line, pelo site https://agenda.hemocentro.org.br/ ou pelo telefone 0800 642 0457, evitando aglomerações e filas de espera. O agendamento é totalmente gratuito.

 

Assessoria de Comunicação do Hetrin

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB