O endocrinologista Flavio Cadegiani recebeu a honraria em cerimônia na LBV, na noite dessa sexta-feira (26/1)
O médico endocrinologista Flavio Cadegiani recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Médicas na noite dessa sexta-feira (26/1). A honraria foi concedida pela UNISCECAP (Universidade Saberes, Corporativa e de Educação da Capital), em evento no Auditório Parlamundi da LBV, em Brasília.
O Doutor Honoris Causa é um título concedido por universidades a pessoas consideradas destaques em determinadas áreas, por virtude, mérito ou serviços.
Doutor em endocrinologia clínica, o brasiliense Flavio Cadegiani é autor de mais de 40 estudos científicos publicados em revistas internacionais, como as norte-americanas Sports Medicine, BMC Obesity e Medicine and Rehabilitation. O cientista também é autor do livro Overtraining Syndrome in Athletes, da editora Nature.
Em setembro do ano passado, o médico tomou posse na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci), assumindo a cadeira do médico Marcello Bronstein – que morreu em novembro de 2022.
Nesta semana, ele foi agraciado com a medalha Grã-Cruz Louis Ferdinand Cruls, honraria que expressa o reconhecimento da Abrasci em relação ao trabalho do médico brasiliense.
E, nessa sexta, recebeu o Doutor Honoris Causa, em evento presidido pelo Reitor da UNISCECAP, uma das instituições que mais concedem títulos Honoris Causa a brasileiros.
Para Cadegiani, é uma honra ser escolhido pela instituição para receber este título. “É um sentimento de muita gratidão por esse reconhecimento”, diz o cientista.
“Todas essas são honrarias concedidas a profissionais por bons trabalhos prestados ao país. Fico muito grato em ver todos esses anos de estudos e pesquisas sendo valorizados”, declara.
Quem é Flavio Cadegiani
Flavio Cadegiani é médico endocrinologista graduado pela Universidade de Brasília (UnB). É especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM), além de mestre e doutor (PhD) em endocrinologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).