Opinião: parabéns aos síndicos, vocês são os líderes da comunidade condominial

Hoje, dia 30 de novembro, celebramos o Dia do Síndico, uma data que ressalta a importância desses profissionais essenciais na gestão condominial. Como presidente do INCC, tenho orgulho de ter contribuído significativamente para esta categoria, marcando uma trajetória de realizações e avanços no setor


por Paulo Melo, presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos - INCC

Nos últimos 12 anos, realizamos mais de 150 turmas de cursos para síndicos em todo o Brasil, além de mais de 60 eventos condominiais. Esses esforços conjuntos reuniram mais de 30 mil pessoas, refletindo nosso comprometimento com a educação e a capacitação profissional.

Orgulhosamente, criamos mais de 20 programas de atendimento aos síndicos, subsíndicos, conselheiros fiscais, condôminos e trabalhadores de condomínios. A criação da Assosíndicos e da ABRASSP, bem como a participação no SindiCondomínio-DF, são marcos de nossa influência no cenário condominial.

Paulo Melo durante a realização de um Curso de Síndico promovido em parceria com o GDF - Fotos: Emerson Tormann.

O mercado condominial é um setor vital, gerando 3 milhões de empregos, direta ou indiretamente, e abrigando 70 milhões de moradores em 600 mil condomínios. 

Criamos diversas leis pelo Brasil para o fortalecimento da prerrogativa e valorização do síndico de condomínio, como por exemplo a lei que institui o dia do síndico em mais de 1.000 cidades e estados. Também fizemos a primeira sessão solene em homenagem ao Dia do Síndico no Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, CLDF e diversas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores, o que elevou a visibilidade aos síndicos brasileiros.

Ser síndico é uma arte que exige dedicação, conhecimento e um espírito colaborativo. Trata-se de gerir uma comunidade, zelando pela harmonia e pelo bem-estar coletivo. É um trabalho que envolve resolver problemas, ouvir os moradores e gerenciar situações de estresse com paciência e bom senso.

Nosso papel como formadores e capacitadores destaca-se na alegria de compartilhar conhecimentos com profissionais de diversas áreas, todos unidos pelo objetivo comum de excelência na gestão condominial.

Neste Dia do Síndico, é essencial lembrar que a excelência na administração condominial não é opcional. É uma missão que requer dedicação, integridade e um compromisso contínuo com a melhoria e prosperidade do condomínio.

Portanto, a todos os síndicos, meu sincero agradecimento e parabéns. Continuem a brilhar em suas carreiras, contribuindo significativamente para a qualidade de vida e a prosperidade dos condomínios que gerenciam. Feliz Dia do Síndico! Seja um síndico de excelência.

*Paulo Melo é jornalista, administrador, professor e está síndico e presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos - INCC.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB