Vereadora Neide em Sessão Ordinária. | Foto: Reprodução
Votação secreta durante sessão ordinária resulta em 18 votos a favor e 2 contra a cassação.
Na quarta-feira passada, a Câmara Municipal de Águas Lindas de Goiás tomou uma decisão significativa ao cassar o mandato da vereadora Neide Enfermeira. A votação, realizada secretamente em urnas durante a sessão ordinária, contou com 18 votos a favor e 2 contra. O motivo principal da cassação foi a quebra de decoro parlamentar, especialmente por ofensas dirigidas ao colega de Casa, Vereador Chiquinho Craveiro.
A vereadora Neide, que já enfrentara anteriormente um pedido de cassação, que foi arquivado pela casa, e viu agora seu mandato ser revogado devido a ações que feriram o regimento interno da Câmara. Além disso, seu ainda estava envolvido em denúncias sobre supostas práticas irregulares, como vendas de cirurgias e atestados médicos do SUS.
A vereadora optou por não apresentar sua defesa, alegando falta de acesso ao documento do CCJ, uma alegação posteriormente desmentida pelo corregedor vereador André Cavalcante. Neide teve a oportunidade de utilizar até 2 horas de tribuna para manifestar seus argumentos de defesa ou apresentar provas de sua inocência, mas escolheu não fazê-lo.
Conferência de votos. | Foto: Reprodução
A votação, conduzida de maneira secreta, demonstrou uma clara maioria a favor da cassação. Com 18 votos favoráveis e apenas 2 contrários, a decisão resultou na perda do mandato da vereadora. A conferência dos votos foi realizada pelos membros da mesa diretora e pelo Líder de Governo, vereador James Farias, pela vereadora Natália e também pela própria Neide.
Com essa decisão, Neide Enfermeira não poderá mais exercer suas funções na Câmara Municipal e pode enfrentar consequências legais que podem levar à sua inelegibilidade. O suplente, Diego Dantas (DEM), agora assume o cargo de vereador, ocupando a vaga deixada por Neide.
A ação da Câmara reflete o compromisso do poder legislativo de Águas Lindas com a democracia, ética, transparência e responsabilidade, assegurando o respeito nas condutas entre os vereadores e o bem-estar dos cidadãos..