"Messy Middle": entenda os 6 vieses cognitivos que influenciam o consumidor e o que fazer pra usá-los

Com a Black Friday se aproximando, Weach Group apresenta dicas sobre como atuar nas micro decisões das pessoas durante a jornada de compras, descobertas pelo Google  



Em contagem regressiva para uma das datas mais esperadas do ano pelo varejo, a Black Friday 2023 (que ano passado movimentou R$6,1bi só no varejo eletrônico (Neotrust), a Weach Group, empresa líder em marketing de performance no ambiente digital, analisa como atuar com os segredos das micro decisões de compra desencadeadas por viéses cognitivos, chamada de Messy Middle e levantada pelo Google.


Rompendo com a ideia convencional de uma jornada linear de compra, recentemente o Google trouxe à tona o conceito de Messy Middle: o consumidor toma decisões de maneira confusa, influenciadas por um turbilhão de informações considerando fatores racionais, irracionais, emocionais, imprevisíveis e comportamentais.


"Durante o Messy Middle informações e micro decisões desempenham um papel crucial na formação das escolhas de compra. Ao contrário do funil de vendas tradicional, onde a jornada do consumidor é vista como um processo linear,as decisões de compra são altamente influenciadas por uma teia de elementos interconectados.'' explica Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group.


Neste labirinto de influências, a Weach Group traz um resumo dos seis vieses cognitivos e conta como desempenhar um papel e análise e aprimoramento da experiência de compra do seu consumidor:


1.Análises Heurísticas: com descrições curtas e persuasivas dos produtos, a atenção acaba sendo mais atraída.


2. O poder do agora: velocidade é essencial. A entrega rápida de informações e soluções, desde o primeiro contato até o produto na porta da casa do cliente é esperado pelos consumidores que não aceitam mais esperar, em um mundo digital caracterizado por respostas em micro segundos. Assim como quando alguém demora 2 minutos a responder um WhatsApp, ou 3 minutos de atraso em uma reunião online já faz diferença.


3. Confirmação social: depoimentos e avaliações exercem grande influência. Pois as pessoas querem identificação humana e mais segurança pra decidir. É como uma indicação de um amigo. Aproveitar a prova social divulgando reviews e elogios podem impactar significativamente as decisões de compra de clientes que já consomem produtos da marca, bem despertar o interesse de uma nova clientela.


4. Escassez: senso de urgência. Quando a pessoa acredita que algo está acabando, automaticamente ela acredita que é porque o produto é bom. É recomendado aplicar táticas de marketing de forma estratégica para incentivar os consumidores a adquirirem determinado produto ou serviço rapidamente antes que acabe.


5. Autoridade: posicionar sua marca como uma especialista no setor pode influenciar as decisões do consumidor, através de endossos e recomendações de especialistas e formadores de opinião do ramo. Principalmente quando se trata de matérias específicas como saúde, por exemplo. 


6. O poder do gratuito: oferecer brindes ou extras gratuitos pode ser decisivo. O apelo das ofertas adicionais gratuitas dentro do carrinho do cliente agrega valor à jornada de compra. As pessoas gostam de saber que estão ganhando uma vantagem com um investimento. É a velha história do brinde. "Ganhar" é um objetivo intrínseco do ser humano.


A experiência da Weach Group na decodificação do "Messy Middle" não apenas identifica esses vieses cognitivos, mas apresenta às empresas a otimização das suas estratégias de marketing digital.l levando em conta esse conjunto de decisões. Ao entender as complexidades do comportamento do consumidor, as empresas podem adaptar suas abordagens para criar campanhas mais eficazes e envolventes.


"Na Weach Group, acreditamos que navegar pelo 'Messy Middle' é uma arte, é uma ciência. Envolve equilibrar gatilhos racionais e emocionais que direcionam as escolhas do consumidor na era digital", observa Daniel Kaminitz. "Nossas análises e experiência nesta área capacitam as empresas a se conectarem com os consumidores em um nível mais profundo e a impulsionarem conversões de forma eficaz.", conclui Daniel.


Sobre a Weach Group

Com nove anos de atuação no mercado de mídia digital, a Weach Group é uma Adtech essencialmente focada em performance no marketing digital para geração de leads e que conta com operação de mídia programática, que cruza dados de forma inteligente e segura, para entregar os melhores resultados em campanhas. A Weach fica baseada em São Paulo. www.weachgroup.com.br 

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