Centro de Oncologia do HCN realiza mais de 21 mil atendimentos

Unidade do governo de Goiás, em Uruaçu, é referência em tratamento oncológico e pioneira no estado

Centro Oncológico do HCN é referência no estado de Goiás

O Centro de Oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), primeiro da rede de saúde estadual, ultrapassou a marca de 21 mil atendimentos realizados no último ano. Nesse mesmo período, foram realizadas também mais de 13 mil consultas e 566 cirurgias, oferecendo o melhor que há em tratamento contra o câncer para toda população de Goiás.

 

Referência em tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Oncologia do HCN tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês. Nos últimos 12 meses, foram realizadas 1.538 quimioterapias, 3.225 biópsias e 2.309 exames para diagnóstico.

 

Além disso, a fim de melhorar ainda mais o tratamento dos pacientes, o centro oncológico somou, nesse mesmo período, 30 procedimentos de biópsia por congelação, exame que tem a capacidade de fornecer aos médicos oncologistas informações, em tempo real, sobre o diagnóstico dos pacientes.

 

Durante o mês de outubro, o Centro de Oncologia do HCN organizou também uma campanha de consultas gratuitas e exames de mamografia e papanicolau para a população de Uruaçu e da região norte goiana. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa compartilhar informações e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

“Através do serviço de oncologia do HCN foi possível proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, ofertar todo o tratamento contra o câncer para as mulheres da região centro-norte de Goiás. E, como somos referência no estado, ficamos muito felizes em contribuir com a conscientização das mulheres e, consequentemente, com a redução da mortalidade, garantindo um cuidado assistencial humanizado e atendimento médico especializado pela equipe multiprofissional, com sua ampla e confortável estrutura física”, ressalta Leiliane Camelo, coordenadora do Centro de Oncologia do HCN, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED).

 

Espaço e atendimento humanizado

 

O Centro de Oncologia do HCN possui 21 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para atendimento oncológico, tanto para o tratamento clínico quanto para o cirúrgico. O espaço conta também com decoração personalizada e com 22 poltronas leito separadas em duas salas, que garantem o conforto do paciente (e de seus acompanhantes) durante suas sessões.

 

Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir atendimento e recepção humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico do hospital possui espaço específico para os familiares, além de salão de beleza e oficinas de maquiagem, tudo para garantir o melhor acolhimento durante todas as etapas. Com equipe multiprofissional, o hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento do médico oncologista.

 

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos.

 

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população da região norte do estado de Goiás.

 

Para mais informações sobre a oncologia, basta entrar em contato pelo telefone 62 3121-5418 e acompanhar o grupo de saúde de Uruaçu: https://bit.ly/3kIL1xu

 

 

Assessoria de Comunicação

Victor Weber - victor.weber@ecco.inf.br