Sistema Fecomércio-DF estará presente na Semana Nacional do Trânsito

Sindauto, Sepebec, Sesc-DF e Senac-DF se juntam ao Detran em campanha de conscientização



O Sistema Fecomércio-DF fechou mais uma parceria inédita que oferece não só o acesso da população a serviços de boa qualidade, mas também a conscientização dos cuidados a serem seguidos no trânsito. Juntamente com o Detran-DF, Sesc-DF, Senac-DF e Sindicato das Autoescolas (Sindauto-DF) realizam uma série de atividades durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.

Com o tema No Trânsito, Escolha a Vida!, a campanha deste ano, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), chega para mostrar que todos correm riscos se não fizerem escolhas seguras e cumprirem corretamente as regras de direção ao volante e em passeio de pedestres. Por isso, entre os dias 22 e 24 de setembro, as unidades móveis do Sesc-DF, do Senac-DF, além de representantes de autoescolas e dos bombeiros civis, farão parte da programação em um grande espaço com tendas montado no Parque da Cidade.

Além de usufruir de diversos serviços gratuitos, quem passar pelo local poderá saber mais sobre a atuação do Sindauto-DF na formação de condutores. "A segurança no trânsito depende do bom serviço oferecido pelas autoescolas. Por isso a população deve se preocupar em buscar empresas qualificadas e seguir todos os passos, com dedicação, para realizar um bom exame e conquistar a carteira de motorista. Com a vida, não se brinca", explica o presidente do sindicato, Joaquim Loiola, um dos idealizadores da nova parceria com o Detran-DF.

"A importância da Semana de Trânsito é poder levar informações de conscientização aos condutores, pedestres e motociclistas. A educação no trânsito vai influenciar na diminuição dos acidentes e das mortes no trânsito no DF. Por isso estamos com diversas programações pelas vias, nas escolas e no Parque da Cidade", defende o diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento.

Entre os demais serviços que serão oferecidos de sexta a domingo, no estacionamento 11 do Parque, estão palestras educativas; oficinas de primeiros socorros com representantes do Sindicato das Empresas Especializadas em Serviços de Bombeiro Civil (Sepebc-DF); cortes de cabelo e design de sobrancelhas; oficinas de gastronomia e reaproveitamento de alimentos; consultas de saúde da família e colocação de DIU em mulheres; além de atividades recreativas para crianças como pula-pula, biblioteca móvel e circuito de karts movidos a pedal.

A Semana Nacional do Trânsito acontece em função do Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro em homenagem à criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regulamentado em 23 de setembro de 1997. Sempre entre os dias 18 e 25 do mês, os órgãos estaduais (Detrans) se dedicam a desenvolver campanhas em consonância com o Contran, para alertar motoristas e pedestres de que prevenção e conscientização são o caminho para um trânsito mais seguro.

Serviço:
Semana Nacional do Trânsito
Participação do Sistema Fecomércio-DF
Data: 22 a 24 de setembro
Local: Estacionamento 11 do Parque da Cidade
Confira na página do Detran-DF a programação completa até o dia 15