Equipe do HEF participa do curso da American Heart Association

Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência foram os temas abordados no curso

IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | HEF - Hospital Estadual de Formosa | Cardiovascular e Pulmonar
Equipe do HEF recebendo instruções quando socorrer pacientes com paradas cardiovasculares e pulmonares


Hospital Estadual de Formosa – Dr. César Saad Fayad (HEF), unidade da Secretaria de Saúde de Goiás, realizou nos dias 14 e 15 de julho, o primeiro curso de Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), capacitação da American Heart Association (AHA) que aborda dois temas importantes na assistência à saúde: Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE).

Por meio da Educação Corporativa do Instituto de Medicina, Estudos eDesenvolvimento (IMED), organização social que realiza a gestão do HEF, o treinamento teve como objetivo melhorar, ainda mais, a qualidade dos cuidados oferecidos às vítimas de parada cardiopulmonar. No total, 16 profissionais, entre médicos e enfermeiros que atuam no pronto atendimento e clínicas, participaram da ação. Durante a capacitação, eles puderam aprimorar as habilidades e conhecimentos sobre o tema seguindo os princípios científicos recomendados pelas diretrizes de 2021 da AHA.

A enfermeira Lucila Gebrim, que participou do treinamento, afirmou que a capacitação ACLS foi essencial para sua carreira. “O curso trouxe um grande enriquecimento de técnicas e manejos com pacientes graves. Com toda certeza o aprendizado fará diferença na assistência que presto ao paciente e na minha visão clínica”, conta.

O ACLS aperfeiçoará as habilidades dos profissionais para as ações de reconhecimento e intervenção da parada cardiopulmonar, cuidados pós-ressuscitação, tratamento das arritmias na sala de emergência e tratamento inicial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Síndrome Coronariana Aguda.

A iniciativa da capacitação é mais um exemplo do compromisso do IMED em investir na educação permanente de seus profissionais de saúde, com a missão  de aprimorar constantemente a qualidade da assistência, aumentar a produtividade e garantir ainda mais a segurança dos pacientes na saúde pública do estado de Goiás.


Assessoria de comunicação do IMED

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB