Edinho presta condolências aos familiares das vítimas e busca apoio governamental para recuperação das áreas atingidas

Araraquara vivenciou na noite de quarta-feira (28) a maior tragédia natural da sua história. Essa é a avaliação feita pelo prefeito Edinho em live realizada em suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (29), às margens do Ribeirão das Cruzes, onde houve seis vítimas fatais



O prefeito esteve no local junto com as equipes da Prefeitura (de diversos setores), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil municipal, Defesa Civil estadual e da Polícia Militar, para acompanhar os trabalhos de buscas às vítimas que estavam em um veículo que caiu no córrego, após a ponte da Avenida 36 (sentido shopping/centro) ceder em virtude da força das águas. Segundo o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, a ponte passou por perícia pela Defesa Civil em outubro deste ano e, na ocasião, nenhum comprometimento em sua estrutura foi detectado.

Até o momento da live, as equipes haviam localizado cinco das seis vítimas da tragédia. “Aproveito para agradecer o major Anísio por todo apoio da Polícia Militar neste momento. Minha gratidão ao Corpo de Bombeiros, na figura do capitão Fernando, minha gratidão também a todos os profissionais da Prefeitura que estão desde ontem trabalhando de forma intensa para que a gente possa localizar essas vítimas e recuperar a cidade”.

Segundo os dados da Defesa Civil, foram cerca de 200 mm de chuva concentradas em 24h. O volume é maior que a média mensal para dezembro inteiro. “O que aconteceu em Araraquara ontem e tem acontecido em toda região, nós nunca vivenciamos antes. É a maior tragédia natural que já vivenciamos”, reforçou o prefeito.



Para Edinho, o primeiro passo diante dessa tragédia sem precedentes é localizar todos os corpos das vítimas fatais e prestar todo apoio às famílias enlutadas. Em seguida, trabalhar muito para a reconstrução da cidade. Além da Avenida 36, muitos outros pontos da cidade foram interditados e tiveram danos graves por conta da forte chuva. “Estou aqui acompanhando primeiro para que todos os corpos sejam encontrados, para que a família, os entes familiares possam, neste momento de dor, sepultar as pessoas amadas, sepultar aqueles que perderam suas vidas”.

Edinho destaca que depois desse momento será iniciado o processo de reconstrução da cidade. “São muitas áreas destruídas, que nós teremos que reconstruir. Araraquara vai se reconstruir, vocês podem ter certeza disso. Nós iremos trabalhar incansavelmente para que a cidade se recupere”.

Segundo ele, a cidade deverá contar com o apoio do governo estadual e federal para esse processo de reconstrução. “Desde a madrugada estamos em contato com os órgãos de Defesa Civil do governo do estado. Obtive imediatamente o apoio das autoridades do governo do estado, tanto do governo que está saindo, quanto do governo que está entrando. Fiz também contato com as autoridades do governo federal. Tive, da mesma forma, todo apoio necessário do governo que está saindo e do governo que está entrando. Fica aqui minha gratidão a todo apoio que a cidade está recebendo”.



Levantamento
Em entrevista realizada também no mesmo local, o prefeito Edinho esclareceu para imprensa que está sendo feito um levantamento de engenharia minucioso dos locais que foram afetados. “Nós vamos interditar os pontos afetados e a partir daí criar um plano de mobilidade alternativo para população de Araraquara até que a gente recupere esses pontos. São obras de infraestrutura, não são obras que podem ser executadas em dias. Não se recupera esses pontos em questão de dias ou semanas. Talvez, a gente vá precisar de meses para recuperar. Temos que criar plano alternativo de mobilidade por conta dessa demanda”.

Ele também afirmou que ainda hoje será decretado estado de emergência, a fim de garantir as condições jurídicas em relação às medidas necessárias para reconstrução da cidade. O decreto será publicado em Diário Oficial nesta sexta (30). “Também estamos decretando luto oficial de três dias. Infelizmente, ninguém recupera vidas. O que temos que fazer é dar apoio, prestar solidariedade às famílias e que essas mortes, essa dor, sirvam de inspiração para que a gente trabalhe muito, muito mesmo pelo povo de Araraquara para recuperar nossa cidade diante dessa grande tragédia”, concluiu Edinho.

Defesa Civil Estadual percorreu a cidade
Atendendo a um pedido do prefeito, a Defesa Civil estadual esteve na cidade logo pela manhã para acompanhar os trabalhos e averiguar os pontos críticos e os danos causados pela chuva na cidade. Estiveram presentes a major Cláudia, o coordenador regional da Defesa Civil, Amarildo Calegari e o engenheiro cabo Cleber. Além da Avenida 36, a Defesa Civil Estadual passou por outros locais como Via Expressa (sob TCI) e a Ponte da Armando Salles de Oliveira, no Jardim Paraíso, que também se encontra interditada.
Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB