SES orienta secretários de saúde em visita técnica ao HCN a usarem mais a unidade

 Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, no município de Uruaçu, é a primeira unidade de saúde pública do Estado a oferecer tratamento contra o câncer


Com o objetivo de aprimorar a regionalização da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) se reuniu no dia 19 de julho, com gestores municipais da saúde em Uruaçu, onde está localizado o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN). Cerca de 60 secretários municipais de saúde participaram, com as equipes da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), da visita técnica à unidade de saúde.

O encontro serviu para que os gestores conhecessem melhor a estrutura hospitalar disponível na região norte do Estado. O HCN tem ajudado a diminuir distâncias e custos, facilitando a vida de quem precisa do atendimento sem ter de se deslocar para unidades públicas ou conveniadas em Goiânia, Rio Verde e Anápolis. 


O hospital é a primeira unidade de referência em tratamento de câncer da rede estadual. O centro de oncologia, inaugurado em 1º de julho deste ano, conta com 36 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe multiprofissional. Ao todo, o HCN reúne 278 leitos, dos quais 60 de Unidade Terapia Intensiva (UTI)


Complexo Regulador

O agendamento para o HCN é realizado por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE), para pacientes que já estão com diagnóstico confirmado ou aqueles que necessitam de atendimento para definição do diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda a sexta-feira, além da equipe multidisciplinar para acompanhar os pacientes em tratamento na unidade. 


Estrutura ampliada

O centro de diagnósticos foi ampliado para realização de exames como biópsias por punções guiadas com apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias. Os pacientes que necessitarem de tratamento oncológico terão à disposição 22 poltronas separadas em duas salas, de segunda a sexta-feira, com capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês.


Assessoria de Comunicação - SES-GO


Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB