HCN realiza sua primeira cirurgia de clipagem de aneurisma

 Procedimento pioneiro no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, tem como objetivo conter ou impedir sangramento em artéria

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), no município de Uruaçu, realizou pela primeira vez um procedimento de clipagem de aneurisma, terça-feira (26/7). A cirurgia consiste em isolar a circulação sanguínea da dilatação sem bloquear pequenas artérias próximas, inserindo um pequeno clipe na base do aneurisma para conter ou para impedir o sangramento.


A equipe do centro cirúrgico atendeu uma mulher encaminhada ao HCN por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE). A paciente chegou ao hospital em estado grave, sob coma induzido, após sofrer AVC hemorrágico –  rompimento de um vaso cerebral que conduz o sangue até o cérebro e provoca hemorragia no tecido ou na região. A cirurgia foi um sucesso, e a paciente segue internada e estável.


O aneurisma se dá com a dilatação anormal de uma artéria que, em função disso, pode se romper e causar hemorragia ou permanecer sem estourar. A maioria dos aneurismas é degenerativa e ocorre pelo enfraquecimento da parede do vaso sanguíneo. Entre os principais fatores de risco estão idade avançada, tabagismo e histórico familiar. A incidência mais significativa se dá em pessoas do sexo masculino.


O procedimento de clipagem de aneurisma consiste em fechar a comunicação de sangue entre a artéria saudável e o aneurisma por meio de clips que funcionam como prendedores de roupa. Para isso, é necessário abrir o crânio do paciente, chegar à profundidade do cérebro e clampear. O tempo de recuperação após um procedimento como esse pode variar de uma semana a um mês.


Essa cirurgia requer extremo cuidado, atenção e a estrutura do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano foi essencial para o sucesso do procedimento. A equipe que realizou a cirurgia foi composta de um cirurgião, anestesista, equipe de instrumentadores e enfermagem. 




Assessoria de Comunicação

Ana Luiza Tanno


Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB