HESLMB REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS GERAIS ELETIVAS

 


Em 2022, a unidade realizou 531 cirurgias entre partos, cirurgias de urgência e eletivas.

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB), unidade do governo de Goiás, realizou o mutirão de cirurgias gerais eletivas do dia 2 a 5 de maio. A ação foi organizada pela diretoria do HESLMB com gestão do IMED - Organização Social Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento.  

A unidade hospitalar mobilizou equipes de diversas áreas com o objetivo de atender pacientes que aguardavam procedimentos cirúrgicos. Nesse período foram realizadas quase 40 cirurgias, sendo 25 procedimentos eletivos de média complexidade que fazem parte do mutirão.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, Marina Freitas, cada procedimento durou em média 1 hora e 30 minutos. “Embora o número de procedimentos seja grande, a equipe está bem engajada, tudo ocorreu de uma forma organizada e tranquila, sem intercorrências”, avalia Marina.

Força-tarefa

Participaram aproximadamente 20 profissionais que fazem parte de uma equipe multidisciplinar e humanizada no HESLMB. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores se empenharam para concluir os procedimentos com êxito. Marina ressalta que além da equipe cirúrgica, foi realizada uma “força-tarefa" por outras áreas multidisciplinares do HESLMB. A unidade de trabalho contou com o apoio do Núcleo Interno de Regulação (NIR), serviço de limpeza, lavanderia, farmácia e maqueiros.

Agora, os pacientes que participaram do mutirão estão em recuperação no pós-operatório e ficaram de 24 a 48 horas internados, conforme o quadro clínico. Segundo a enfermeira, normalmente a recuperação é rápida e os pacientes são liberados para voltar a suas casas. Posteriormente, eles retornam ao HESLMB para avaliação da evolução do tratamento cirúrgico.

A equipe multidisciplinar e direção da unidade hospitalar comemora o êxito ao fim do mutirão de cirurgias gerais eletivas. “O sentimento que fica é de vitória, meta cumprida e, sobretudo gratidão por fazer a diferença na vida dessas pessoas e de participar desse momento histórico para o HESLMB”, celebra Marina.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB