Detran-DF promove ação educativa no aeroporto



Ação conjunta entre a Fiscalização e a Educação de Trânsito visa coibir estacionamento irregular


Na manhã desta sexta-feira (10), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) realizou campanha educativa no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitscheck. O objetivo da ação foi conscientizar quem circula pela região aeroportuária, principalmente condutores, quanto aos riscos e prejuízos do estacionamento irregular para a fluidez e organização do trânsito.

Foto: Divulgação.

A arte e o lúdico contribuem para atrair o público e reforçar conceitos básicos que os condutores adquiriram ainda durante as aulas de direção, ao obter a carteira| Foto: Divulgação/Detran-DF

Além disso, durante as abordagens foi esclarecida a diferença entre os conceitos de parada e estacionamento e também foi avisado que, desde abril, a fiscalização ocorre por videomonitoramento. De acordo com o agente de trânsito Daniel Leite, não é porque a população não visualiza a presença da fiscalização que pode cometer infrações.

"Fazemos o acompanhamento do trânsito, em tempo real, pelas 17 câmeras instaladas no aeroporto e, principalmente, nos horários de maior movimento, flagramos inúmeros desrespeitos às normas", afirma Daniel. "É necessário uma mudança cultural", completa.

As equipes de Educação de Trânsito do Detran-DF contam com o apoio de um grupo mímicos e uma dupla de repentistas para orientar a população. Para o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas, Miguel Videl, a arte e o lúdico contribuem para atrair o público e reforçar conceitos básicos que os condutores adquiriram ainda durante as aulas de direção ao obter a carteira.

"Fazemos o acompanhamento do trânsito, em tempo real, pelas 17 câmeras instaladas no aeroporto e, principalmente nos horários de maior movimento, flagramos inúmeros desrespeitos às normas"Daniel Leite, agente de trânsito

Desde dezembro de 2020, o Detran vem atuando no aeroporto rotineiramente com ações educativas para coibir o estacionamento irregular. Miguel faz um apelo à população: "Conduza com atenção, respeite a legislação para que, juntos, possamos promover um trânsito mais seguro e tranquilo".

Na ação desta sexta-feira, foram abordadas cerca de 100 pessoas para entrega de material educativo de trânsito, com alertas sobre as áreas de embarque e desembarque e tempo rápido de paradas para evitar multas.

Videomonitoramento

O serviço de videomonitoramento teve início no aeroporto em abril deste ano. Até agosto, foram registradas 6.665 autuações por estacionamento irregular, conforme o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. No mês de agosto, foram 1.012 autuações. Para o agente de trânsito Daniel Leite, é importante que o motorista fique atento às placas de sinalização instaladas no local.

Entre as irregularidades flagradas estão o desrespeito à sinalização de proibido estacionar, ou à placa de proibido parar e estacionar; estacionar ao lado de outro veículo em fila dupla e estacionar onde há sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo.

Confira, abaixo, as infrações definidas pelo art. 181 (CTB) para o estacionamento irregular de veículos e as dicas do Detran para o Aeroporto:

 

 *Com informações do Detran/DF

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB